Jogos matemáticos em forma de jogos educativos, 3 jogos de matemática online

Neste artigo, depois de uma muito breve referência histórica, serão propostos 3 jogos matemáticos muito acessíveis e educativos, dois deles podendo ser jogados em endereços da internet que apresentam diversos jogos de matemática online.
Todos são jogos educativos e jogos matemáticos pedagógicos.

Jogos Matemáticos e Educativos

Os jogos fazem parte da nossa vida desde os tempos mais remotos, estando presentes não só na infância mas também em todos os momentos. Os jogos educativos, em particular os jogos pedagógicos e jogos matemáticos, podem ser grandes aliados na educação, pois divertem, motivam, facilitam a aprendizagem e aumentam a retenção do que foi ensinado e aprendido, exercitando as funções mentais e intelectuais dos jogadores. Tire partido dos jogos matemáticos online.

São conhecidos vestígios arqueológicos que confirmam a existência de jogos desde 2600 a.C. em diversas culturas.

Um dos mais antigos é o ‘Jogo de Mancala’, identificado em África e na Ásia.

Este tipo de jogo tem muitas variantes, podendo o tabuleiro ter diferentes quantidades de cavidades, sendo as mais frequentes, 2X6, 2×10, 4×6 e 4×10.

As peças são, em geral, sementes, e o objectivo é ou capturar as sementes do adversário ou bloqueá-las.

Jogo de Mancala Cavidades antigas de Gebeta (mancala) na base de uma estela axumita Aksum Etiópia
Jogo de Mancala Cavidades antigas de Gebeta (mancala) na base de uma estela axumita, Aksum, Etiópia
Duas pessoas disputando um jogo
Duas pessoas disputando um jogo
Um tabuleiro da África Ocidental
Um tabuleiro da África Ocidental
Tabuleiro Desdobrável actual
Tabuleiro Desdobrável actual

Em Portugal, o jogo mais antigo referenciado é o ‘Jogo do Tavolado’, comum na Idade Média.

Este jogo consistia em unir tábuas para formar um castelo capaz de resistir ao arremesso de uma lança.

Neste tempo não havia jogos matemáticos online.

Os jogos, além de atractivos, têm a capacidade de gerar um elevado potencial de aprendizagem, características que proporcionam a criação de diversos jogos pedagógicos de matemática com o âmbito de facilitarem e consolidarem o ensino e a aprendizagem da matemática, tornando-a mais cativante e atraente.

Os jogos educativos facilitam e estimulam a aprendizagem através da interacção e incitam à resolução dos problemas propostos, permitindo ao utilizador raciocinar e estimular as suas capacidades.

O jogo é um tipo de actividade que alia raciocínio, estratégia e reflexão com desafio e competição de uma forma lúdica muito rica. Os jogos educativos de equipa podem ainda favorecer o trabalho cooperativo. A prática de jogos, em particular dos jogos de estratégia, de observação e de memorização, contribui de forma articulada para o desenvolvimento de capacidades matemáticas e para o desenvolvimento pessoal e social.

Quando os jogos de matemática são inseridos na aula, ou praticados em família e com amigos, deixam de fazer parte de uma simples brincadeira e passam a ter, para além da sua ludicidade, um carácter eminentemente pedagógico. São realmente jogos pedagógicos de matemática.

Vamos apresentar três desses jogos pedagógicos, todos eles com regras muito simples, esperando que apreciem e que decidam jogá-los, em particular acompanhando crianças e jovens. Noutra oportunidade deixaremos aqui outras sugestões.

Bons jogos de matemática!

NIM – Jogos educativos

Jogo Matemático NIM
Jogo Matemático NIM

De entre todos os jogos de matemática hoje conhecidos, o jogo Nim foi o primeiro jogo a ser estudado e utilizado com aplicação matemática.

Embora seja frequente considerar que este jogo teve origem na China, ela é efectivamente desconhecida, sabendo-se contudo que já era jogado na Idade Média por soldados chineses.

Aplicação.

A partir do Ensino Básico.

Tema.

Raciocínio lógico, estratégia, números inteiros.

Número de jogadores.

Dois.

Descrição.

Existem várias versões deste jogo, em função do número de peças inicial e do número de grupos que se constituírem inicialmente.

Vejamos uma das versões podendo depois serem efectuadas alterações ao número de montes e ao número de peças em cada monte, conforme opção dos jogadores. As peças podem ser palitos, feijões ou quaisquer outras.

Começa-se por agrupar, em cima de uma mesa, n peças, por exemplo n=15, em 3 montes de, por exemplo, 3 , 5 e 7 peças.

Durante o jogo os dois jogadores, alternadamente, retiram um número qualquer (não nulo) de peças de apenas um do grupos, podendo mesmo retirar todos as peças do grupo escolhido.

Ganha o jogo o jogador que retirar a última peça da mesa.

Uma variante bastante interessante do jogo matemático do NIM pode ser a seguinte.

Começa-se o jogo com 27 peças num único monte.

Alternadamente, cada jogador pode apenas retirar 1, 2, 3 ou 4 peças.

Perde o jogador que retirar a última peça.

E, claro, a partir da ideia base, agora cada um de vós poderá criar um jogo ‘NIM’ com as suas próprias regras…

Jogos educativos

TORRES DE HANÓI – Jogos Matemáticos Online

Jogos de matemática online. Jogo Torres de Hanói
Jogo Torres de Hanói

Aplicação.

A partir do Ensino Básico.

Tema:

Raciocínio lógico, estratégia, organização, planeamento.

Número de jogadores.

Um.

P.S.: Quando um jogo é destinado a um único jogador é normalmente designado por ‘quebra-cabeças’, é o caso deste jogo.

Descrição.

O material do jogo consiste numa base com 3 torres (na figura, A, B e C) e vários discos (na figura estão representados 5 discos, contudo nunca poderão ser menos de 3 discos e poderão ser acrescentados até, pelo menos, 10 discos).

A torre A é a ‘torre-origem’, a torre B a ‘torre de trabalho’ e a torre C a ‘torre-destino’.

O jogo começa com todos os discos inseridos na torre-origem e o objectivo é deslocar todos os discos para a torre-destino cumprindo as seguintes duas regras:

  1.  o jogador apenas pode movimentar um disco em cada movimento;
  2.  um disco de diâmetro maior nunca pode ser sobreposto a um disco de diâmetro menor.

Encontrada que esteja uma boa estratégia, o jogador pode colocar-se perante um novo desafio: realizar o jogo com igual número de discos mas com o menor número de movimentos possível! É este o grande desafio deste jogo. E, claro, quanto mais discos maior a dificuldade…

Este jogo tem a particularidade de poder ser jogado na internet de modo livre, visto existirem muitos endereços com diversos jogos matemáticos online.

Cada um dos botões leva-o a uma página diferente , mas é o mesmo jogo. Experimente, clicando no botão, para aceder aos jogos pedagógicos. Experimente estes jogos matemáticos online!

Torre de Hanói, página "Uterra"
Torre de Hanói, página “Uterra”
Torre Hanói, página "Só Matemática"
Torre Hanói, página “Só Matemática”

Mais um dos jogos educativos!

JOGO DO 24

Jogo do 24. Jogos Pedagógicos

Jogo do 24 – Jogos pedagógicos de matemática

Aplicação.

A partir do 4º ano do Ensino Básico.

Tema:

Raciocínio lógico, planeamento, cálculo.

Número de jogadores.

Vários.

Descrição.

Dos jogos de matemática, o do 24 consiste numa série de cartões onde se apresentam quatro números, podendo alguns surgirem repetidos.

Os jogadores têm à sua disposição as quatro operações básicas (adição, subtracção, multiplicação e divisão), podem utilizar parênteses e, em cada jogada, podem utilizar uma, algumas ou todas as operações, repetidas ou não.

O objectivo é obter sempre o resultado 24, utilizando obrigatoriamente os quatro números do cartão uma única vez cada um.

Não é permitido o uso de calculadora.

O jogo de matemática, pode ser jogado com diversas versões:

1) sem papel nem lápis e responde apenas o jogador que sinaliza em primeiro lugar que já sabe a resposta (a sinalização pode ser, por exemplo, colocar a mão sobre a carta que está em jogo);

2) com um tempo máximo pré-definido para a resposta (dois minutos, por exemplo) findo o qual, se não houver quem tenha respondido, o cartão é retirado de jogo; nesta versão, apenas responderá o jogador mais rápido.

3) Numa versão mais ‘socializante’ deste jogo matemático pode adoptar-se pelo procedimento que se descreve a seguir, o qual permite que todos os jogadores possam participar em todos os cartões; nesta versão cada jogador deve estar munido de papel e lápis.

Os cartões são baralhados e colocados num monte com os números virados para baixo.

O primeiro cartão é virado e cada jogador, sem os outros verem, escreve num papel a sua resolução, terminando a jogada quando todos os jogadores já tiverem anunciado que terminaram (quer tenham ou não uma resposta a apresentar); se se preferir pode ser definido um período máximo de tempo razoável para cada jogada (normalmente dois minutos) para não eternizar o tempo de jogo.

Cada jogador que acerta recebe o número de pontos correspondente ao número de pintas que se encontram em cada canto do respectivo cartão (no caso do exemplo que se segue serão 2 pontos).

Completado um cartão passa-se ao seguinte até esgotar o monte.

Esgotado o monte, vence o jogador que totalizar o maior número de pontos.

Com o seguinte exemplo ficará mais claro: o jogador acertou e recebeu 2 pontos.

Atenção: não confundir o 6 com o 9, normalmente o 9 encontra-se ‘preenchido’; conforme se vê neste exemplo, o 9 está ‘preenchido’ a vermelho.

Jogos matemáticos online.

Jogos matemáticos online. Como Jogar o jogo do 24
Como Jogar o jogo do 24

Os cartões destes jogos de matemática podem ser adquiridos numa loja especializada ou, em alternativa, também pode ser jogado, em modo livre, em diversos endereços que apresentam jogos  matemáticos online.

Seguem alguns endereços que têm este jogo disponível.

O software foi criado no Agrupamento de Escolas de Vouzela, no âmbito da 7ª Edição do Prémio da Fundação Ilídio Pinho “Ciência na Escola”. Clique aqui.

Para utilizar este primeiro endereço, mais aconselhável que o seguinte, deverá ter instalado no computador o ‘Adobe Flash Player’ cuja instalação é fácil e gratuita.

Pode ver aqui uma versão do jogo do 24 apresentada em forma de ‘slides’.

 

Botão de acesso ao Jogo do 24
Botão de acesso ao Jogo do 24

Estes jogos pedagógicos têm actualmente muitas outras variantes, podendo os cartões apresentar números fraccionários, ou permitir a aplicação de potências e raízes quadradas e cúbicas ou ainda apresentar cartões duplos numa versão mais sofisticada. A explicação destas variantes pode ser observada clicando na imagem seguinte:

Jogos de Matemática, Jogos Matemáticos Pedagógicos. Jogos educativos
Actividades de Matemática, jogos educativos.

Esperemos que se possam divertir com estas sugestões de jogos pedagógicos e jogos educativos. Jogos de matemática!

Disponíveis, jogos matemáticos online.

Bons jogos!


 

 

 

Siga-nos e faça um Like:

One thought on “Jogos matemáticos em forma de jogos educativos, 3 jogos de matemática online”

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.