Como melhorar o Perfil do Linkedin e adequar ao seu Perfil Profissional

Quem recruta usa palavras chave para encontrar quem pretende e o seu perfil no Linkedin tem de ter essas palavras chave Linkedin. Como melhorar o perfil do Linkedin, sem ter essas palavras em conta? Faça o seu perfil profissional e use palavras chave nas pesquisas. Vamos ser os primeiros nos resultados de pesquisa!

Já vimos anteriormente como pode ter um bom Curriculum e como melhorar o Perfil do Linkedin, colocando uma imagem de fundo mais atrativa. Essa imagem pode ser mais adequada ao seu perfil profissional, melhorando a aspeto do perfil no Linkedin.

Vamos exemplificar com algumas dessas imagens.

Tecnologia
Tecnologia
Pessoas
Pessoas
Sempre a escrever
Sempre a escrever
A voar nas alturas
A voar nas alturas
Fazer Mais
Fazer Mais
HR Expert
HR Expert

Tem de escrever um Curriculum que seja verdadeiro e que dê a conhecer as suas competências técnicas e pessoais. Embora difícil de fazer, pode tirar algumas ideias lendo vários Curricula.

Neste artigo vamos dar indicações para incluir, na elaboração do Curriculum, algumas palavras ou frases que melhor descrevam o seu perfil profissional e que, na procura de profissionais e no recrutamento, essas “palavras chave Linkedin” possam ser usadas e mais facilmente ser o seu perfil no Linkedin o que aparece primeiro, dando-lhe  vantagem.

Estando os Curricula acessíveis na Internet, em particular nesta plataforma Linkedin, uma das vantagens que existe para quem pretende recrutar ou encontrar um parceiro para o seu negócio é poder fazer pesquisas para encontrar o perfil do profissional que procura, tal como as pesquisas que fazemos com o motor de busca da Google, para encontrar produtos ou serviços.

Neste caso as pesquisas são feitas dentro da plataforma Linkedin, para encontrar profissionais com determinadas características.

Tal como nas pesquisas Google, há resultados que aparecem logo na primeira página. É essa otimização de palavras chave Linkedin que aqui abordaremos.

Então como melhorar o perfil do Linkedin?

Vamos dar um exemplo. Pretendemos encontrar um criativo para ajudar no blogue Pássaro no Ombro. Que palavras chave linkedin deveremos usar? Queremos um Designer!

Vamos procurar então por um Designer, pesquisando no Linkedin:

Seu perfil profissional. Procurar Designer
Procurar Designer

Aparecem 4.505.841 resultados.

Bom, este resultado vai dar muito trabalho a analisar. Vamos reformular o objetivo porque o que queremos é um web designer e vamos pesquisar usando esta frase, entre muitas palavras chave Linkedin que poderíamos pensar.

Web Designer
Web Designer

Aparecem 478.678 resultados. Um resultado bastante menor que o resultado da procura de um designer. Em princípio um web designer é uma especialidade dentro dos designers e por isso existirão menos.

Este é o ponto de vista do recrutador. Para quem procura profissionais para determinada função, terão de usar frases mais completas.

No ponto de vista de quem está a divulgar o seu Perfil, uma das coisas importantes é não usar termos muitos genéricos onde a oferta ou a concorrência é muita. Pelo contrário, pense no que o diferencia para se destacar da concorrência.

Além de ser designer, sabe fazer páginas web. Poderá continuar a usar a palavra designer, mas web designer certamente que o diferenciará. Repare que se escrever webdesigner é uma só palavra enquanto web designer são duas. Portanto se a sua função é web designer, e admitindo que está bem escrito, de facto o seu perfil tanto aparecerá em web designer como em designer. È como se web designer fosse uma palavra chave e designer outra. Claro que web também seria neste caso uma palavra chave, só que provavelmente ninguém procuraria por um profissional web ou teria 14.135.160 resultados, onde estariam os web designers, os web consultant, web developers, consultores web, web operations, etc.

Vimos como aparecem os resultados de uma forma global.

Vejamos agora, uma forma de como melhorar o perfil do Linkedin, para que ele possa aparecer mais próximo do início dos resultados de pesquisa.

É uma questão de posicionamento das palavras chave, neste caso da palavra web designer.

Como melhorar o Perfil do Linkedin tem várias componentes. Começa pela Introdução ao Perfil, onde se coloca o título (“headline”), o cargo actual e o resumo da experiência. Só depois desta informação vem o Curriculum completo, com as empresas onde trabalha ou trabalhou e as funções que desempenhou e resultados que atingiu.

O resumo que não pode exceder 240 palavras, deve ter as palavras e frases chave que considere relevantes para pesquisa.

Mas a “Headline-“ que só pode ter 15 palavras são as palavras chave Linkedin pois este é o local privilegiado e que dará mais valor para o resultado de pesquisa. Coloque aqui as palavras que considere mais relevantes, desenvolva com mais detalhe no sumário e complemente na descrição completa do Curriculum.

Podemos considerar que as palavras chave Linkedin são duas ou três palavras que por si só definem bem o que se pretende e ajudam a obter o resultado correto nas pesquisas online. Antigamente isso também era importante, não por causa dos motores de busca, mas para identificar os pontos fortes de cada candidato. Quais são as suas competências técnicas, qual a experiência que adquiriu para as obter e sobretudo as competência pessoais, hoje referidas como as “soft skills”. Nada mais do que o seu perfil profissional.

Há empresas que pretendem ter pessoas criativas, ou que tenham uma grande capacidade de comunicação, de liderança, de negociação, ou capacidade de trabalho em equipa, entre outras. Se temos algumas competências técnicas e pessoais que importe referir, devem ser mencionadas no Curriculum e em particular nestes Perfis que estão acessíveis na Internet.

Não esquecer que quem procura pode fazer consultas usando lógica booleana e usando aspas para pesquisar um termo exacto.

O seu perfil profissional agradece!

Aqui vai outro exemplo:

“Web designer” AND “Freelancer” AND “SEO”

Como melhorar o perfil do Linkedin. Web Designer Frelancer e SEO
Como melhorar o perfil do Linkedin. Web Designer Frelancer e SEO

Neste caso aparecem 5.243 resultados

Vou agora dar outro exemplo, usando o meu Perfil no Linkedin, como autor deste artigo.

O meu perfil no Linkedin apareceu em 168 resultados de pesquisa. Esta informação aparece no “Dashboard”, o seu Painel de Controlo privado.

Veja quantos resultados de pesquisa tem o seu Perfil no Linkedin. Se apareceu mais vezes tanto melhor, se apareceu menos, provavelmente as suas descrições não estão ajustadas à realidade do mundo em transformação digital. Ajuste melhor ao seu perfil profissional.

Meu Dashboard
Meu Dashboard

Como é que posso saber quais as palavras chave que encontraram o meu Perfil?

Basta clicar no botão dos resultados de pesquisa, para ver quais foram algumas palavras chave usadas e que encontraram o meu Perfil.

Palavras chave encontradas no meu perfil
Palavras chave encontradas no meu perfil

Ou quem foram as empresas que procuraram um perfil similar ao meu.

Palavras chave Linkedin. Empresas que procuraram um perfil similar ao meu
Empresas que procuraram um perfil similar ao meu

Quem foram as pessoas que ao procurarem, encontraram o meu Perfil?

Neste caso, basta clicar no botão “Quem viu o seu Perfil” para ver algumas pessoas que viram o meu perfil no Linkedin.

Perfil no Linkedin. Quem viu o meu perfil e tendência de procura
Quem viu o meu perfil e tendência de procura

Analisar se a tendência de procura está a subir ou a descer, pode dar indicações não só do que o mercado procura mas também de ajustamentos que possa fazer no seu perfil profissional e que possam fazer aumentar ou diminuir os resultados de pesquisa.

Eu uso o Linkedin na sua versão base. A versão Premium, que é paga, tem a possibilidade de visualizar toda a informação e dos últimos 90 dias.

Se quiser pode ver a explicação “hands-on” neste video e ficar assim com um complemento no sentido de como melhorar o perfil do Linkedin, ajustando-o ao seu perfil profissional.

Esperamos que tenha gostado desta informação.

Partilhe o artigo na sua rede social preferida. Faça um comentário e não esqueça, junte-se à nossa rede de seguidores, registando o seu mail para ser notificado de novos artigos.

Também pode seguir o Pássaro no Ombro numa das redes sociais em que estamos presentes.


 

 

 

Siga-nos e faça um Like:

2 thoughts on “Como melhorar o Perfil do Linkedin e adequar ao seu Perfil Profissional”

  1. Parabéns! Um tema atual sobre uma ferramenta muito potente quando utilizada com profissionalismo. O artigo está simples, bem documentado para o fim em vista, eficaz. Tem também a virtude de obrigar cada um a pensar no seu caso e a ser criativo para fazer a diferença.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.